domingo, 21 de junho de 2009

Eu não estou aqui

Pensar e não escrever é como guardar uma lâmpada sob uma caixa, privando todos de sua luz.

Não consigo não pensar. Não consigo não escrever o que penso. Não consigo colocar a caixa sobre a lâmpada. Não expressar o que se pensa é guardar para si algo que ao ser compartilhado não se divide, se multiplica: o saber.

Ainda que saiba quase nada, tenho que escrever, que multiplicar, que iluminar -- ainda que seja como um único fósforo. Ao menos para retribuir o muito que aprendo, o muito que sou iluminado pelos que me cercam, pelos que leio.

Escrevo para construir uma pequenina obra, para seguir o conselho de Mário Quintana, cuja frase deixou recomendada para gravar em sua lápide: "Eu não estou aqui...". E não está mesmo, está em suas obras, multiplicando... e iluminando ainda.

Premito-me repetir aqui, o que escreveu Rubem Alves, sobre essa frase, num trecho de "O vírus da gripe literária":

"Epitáfio é uma frase que se grava numa lápide, contando algo sobre o enterrado. Já escolhi a minha. Não é original. É a mesma de Robert Frost: ‘Ele teve um caso de amor com a vida…’

Quintana, sabendo que a morte o esperava em alguma esquina, escolheu a sua: ‘Eu não estou aqui…’ Já imaginaram? Caminhando pelo cemitério, as lápides se sucedendo graves e fúnebres. ‘Aqui jaz…’, ‘Aqui jaz…’. De repente os olhos batem na frase ‘Eu não estou aqui’, que é o mesmo que ‘Aqui não jaz…’. É possível evitar o riso? É possível evitar amar quem assim brincou com a própria morte?"

Já deixo aqui recomendado, copiem, escrevam isso na minha lápide também.
"Eu não estou aqui..."

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Paiva, bem vindo ao mundo dos que escrevem. Quando escolhi esse caminho pensei que ia escrever para os outros, mas hoje sei que escrevo para mim. Escrever, comer, andar, respirar, cantar, dançar, amar. Isso tudo compõe o que eu chamo de...vida. Sem escrever, falta um pedaço. Um abraço
Luciano Pires

Iza Varejão disse...

Você escreve muito bem. Seus textos prendem o leitor. Parabéns!